Como sincronizar Bitbucket com Netbeans - Versionamento GIT



Resultado de imagem para bitbucket logo netbeans

Neste tutorial mostraremos como sincronizar o aplicativo de versionamento Bitbucket com o NetBeans. Embora haja toda uma ciência nos sistemas de versionamento GIT, a forma mais simples e prática para o controle de versões é a sincronização de um IDE com um aplicativo de controle de versões. No nosso caso, vamos utilizar o NetBeans que possui um ótimo sistema de controle de versões e o aplicativo Bitubucket que é uma ótima alternativa ao famoso GitHub. O Bitbucket têm um serviço grátis que permite você armazenar 1GB com seus projetos em acesso público ou privado.

Versionamento Git é um sistema de controle de versões distribuído, usado principalmente no desenvolvimento de software, mas pode ser usado para registrar o histórico de edições de qualquer tipo de arquivo. O Git foi inicialmente projetado e desenvolvido por Linus Torvalds para o desenvolvimento do kernel Linux, mas foi adotado por muitos outros projetos (leia mais em Wikipédia).

ATENÇÃO: Para este tutorial é necessário ter uma conta no Bitbucket e ter o NetBeans instalado no seu computador.

Criando um repositório no Bitbucket

1. Acesse o aplicativo Bitbucket e faça o login.

2. No menu lateral, clique no botão [+].

3. Em CREATE clique em [Repositório].

4. Digite um nome para o seu repositório. No nosso exemplo vamos denominar o repositório de "demo". Se desejar ter acesso público, desmarque a caixa de seleção "Esse é um repositório privado". Coloque "Yes" para incluir um README (leia-me) onde ficarão as referências e instruções do seu projeto. Mantenha a caixa de seleção Git marcada. Finalmente, clique no botão [Criar repositório].

5. Aguarde alguns instantes. e pronto, seu repositório foi criado.

Clonando o Bitbucket

6. Ainda no Bitbucket, clique no botão [Clonar].

 7. Clique na caixa de listagem e substitua SSH por HTTPS.

 8. Copie o endereço do URL (a partir do protocolo https://).

Criando um novo projeto no Netbeans

9. Abra o IDE Netbeans. Na aba [Arquivo] clique em [Novo Projeto].

10. Selecione a categoria do seu projeto. No nosso exemplo vamos criar um projeto em PHP.

11. Digite o nome do projeto a ser criado. No nosso exemplo definimos o nome do projeto com o mesmo nome do nosso repositório. Clique no botão [Próximo].

Obs.: Se você já tem a pasta do projeto ou quer criar uma nova, altere a Pasta de Fonte. Isto é importante quando você utiliza WAMP ou XAMPP. No nosso exemplo vamos direcionar o projeto na pasta C:\wamp\www\demo que será criada pelo Netbeans.

12. Se desejar fazer uma conexão remota, altere o campo Executar Como para configuração. No nosso exemplo vamos utilizar um Web Site Local, ou seja, sem conexão com um servidor remoto. Após a configuração, clique no botão [Finalizar].

13. Pronto, o nosso projeto "demo" foi criado no Netbeans.

Sincronizando o projeto com o Bitbucket

14. Agora vamos associar o nosso projeto do Netbeans com o repositório "demo" armazenado no Bitbucket. Para isso, precisamos primeiro inicializar o controle de versão. Clique com o botão direito sobre o projeto que você deseja sincronizar. Selecione [Controle de Versão] e clique em [Iniciar Repositório Git].

15. Clique no botão [OK].

16. Observe que o arquivo index.php do nosso projeto "demo" foi sinalizado na cor verde.

Obs.:  Para o controle de versionamento do Netbeans, o arquivo quando indicado na cor verde significa que é um novo arquivo adicionado no projeto. Quando na cor azul, significa que o arquivo foi modificado.

17. Agora vamos agora trazer o(s) arquivo(s) que estão armazenados no Bitbucket para o nosso computador. No Netbeans, clique com o botão direito do mouse sobre o projeto que queremos sincronizar. Selecione [Git], [Remoto] e [Puxar]. Este processo é denominado pull (puxar em inglês) nos sistemas de versionamento.

18. Selecione [Especificar a Localização do Repositório Git]. Cole o link que copiamos do Bitbucket no campo URL do Repositório clonado. Digite o Usuário e Senha do aplicativo Bitbucket e clique no botão [Próximo].

19. Marque a caixa de seleção [Master -> origin/master] e clique no botão [Finalizar].

20. Aguarde a conexão com o Bitbucket.

ATENÇÃO: Se não ocorrer a conexão com o sistema de versionamento é porque você digitou o usuário ou senha divergente ou porque o aplicativo Bitbucket está utilizando o sistema de login em 2 etapas. Portando, CANCELE o sistema de login em 2 etapas do seu aplicativo.

21. Observe que puxamos o arquivo README.md criado no Bitbucket para o nosso computador. Isto significa que o Bitbucket já esta sincronizado com o Netbeans.

Fazendo o Commit

O commit é a função que relaciona e documenta todas as alterações que foram feitas no projeto por você no Netbeans. Geralmente fazemos o commit no final do dia, onde podemos computar todas as alterações realizadas.

22. Para fazer o commit, clique com o botão direito do mouse sobre o projeto.  Selecione [Git] e clique em [Fazer Commit].

23. Descreva as principais alterações feitas no projeto em Mensagem de Commit. Defina o Autor e quem Efetuou o Commit. Clique no botão [Fazer Commit].

24. Clique no botão [Sim].

25. Observe que o arquivo index.php ficou agora sinalizado em preto, ou seja, não foi realizado nenhuma alteração.

26. Agora vamos enviar o commit e o(s) arquivo(s) que criamo(s) no Netbeans para o Bitubucket. Selecione [Git], [Remoto] e [Enviar]. Este processo é denominado push (empurrar) nos sistemas de versionamento.

27. Marque Selecionar Localização do Repositório Git Configurado. (Isto é possível porque você já sincronizou o Netbeans com o Bitbucket)

28. Aguarde a conexão com Bitbucket. Marque a caixa de seleção [master -> master[U]] e clique no botão [Próximo]. Depois clique em [Finalizar].

29. Volte agora para o Bitucket e atualize o seu repositório, usando [F5] ou [CTR + R]. Observe que os arquivos do Netbeans (npproject) e o index.php foram enviados para o repositório demo. Também foi acrescentada a última mensagem de alteração do arquivo.

30. Na barra lateral, clique em [Commits] para ver todas as versões (alterações) realizadas no projeto.

Agora todas alterações (versões) realizadas no projeto ficaram armazenadas no repositório. Assim quando precisar, rever ou voltar para uma versão anterior, basta utilizar o Bitbucket. Mostraremos como fazer isso em outros tutoriais. Também é possível fazer o download dos arquivos do seu projeto via Bitbucket. Lembre-se, a utilização de um sistema de versionamento é fundamental para o desenvolvimento de sistemas e/ou softwares quando se trabalha em equipe.

O anúncio abaixo ajuda manter o Portal Visual Dicas

Comentários

×

Infomações do site / SEO